Conheça nosso blog
01Nov
montagem de estruturas metálicas

Saiba como funciona a montagem de estruturas

A montagem de estruturas metálicas é um serviço que deve ser realizado com muita precaução. Caso contrário, as possibilidades de acidentes durante o procedimento são grandes. Além disso, uma operação mal feita pode resultar em inúmeros prejuízos para os financiadores da obra.

Por isso, a Oliveira Alpinismo elaborou este artigo com detalhes sobre a montagem de estruturas metálicas. Com essas informações, você será capaz de entender melhor o andamento do procedimento e poderá fiscalizá-lo com mais adequação. Também será mais fácil reconhecer o melhor momento para a contratação do ofício. Confira!

Como é feita a montagem de estruturas metálicas?

1. Planejamento dos processos

É imprescindível realizar um planejamento antes do início da montagem de estruturas. Dessa forma, será possível estabelecer um acordo entre a empresa de alpinismo e o cliente sobre os resultados desejados. Essa resolução ajuda a melhorar a precisão do trabalho e otimiza o tempo de realização das tarefas. Além disso, com todos os aspectos fundamentais definidos previamente, será mais fácil economizar.

Durante essa etapa, o ideal é determinar quais serão os materiais usados e os procedimentos necessários. Por exemplo, em alguns casos é mais vantajoso fazer ligações parafusadas, por conta da maior facilidade para a desmontagem. Em outras situações, ligações soldadas podem ser mais adequadas para o projeto. Logo, é fundamental que todos os aspectos do serviço sejam definidos de acordo com a finalidade da estrutura e durabilidade.

Também é importante fazer uma avaliação sobre a necessidade de içamentos. Caso seja preciso, é fundamental verificar se a equipe responsável possui as certificações para fazer a tarefa. Essa precaução garante mais segurança à montagem de estruturas e previne possíveis danos nas peças de metal.

2. Escolha dos equipamentos necessários

Esse procedimento exige equipamentos específicos e pesados, principalmente por conta da necessidade de içamentos das peças metálicas. Por isso, é fundamental que os responsáveis pelo serviço contem com materiais de qualidade e resistentes. Também é importante que as certificações desses equipamentos e dos funcionários estejam em dia, para que acidentes sejam evitados.

O recomendado é que os utensílios sejam selecionados conforme a necessidade do local e quantidade de metais. Dessa maneira, a tarefa será mais fluida e com menos necessidade de retrabalhos.

3. Verificação dos limites de tolerância e estabilidade

Essa etapa é fundamental para a montagem, porque sem ela as chances de acidentes se tornam maiores. Nesse momento, é importante que a equipe esteja ciente do limite de tolerância das peças. Geralmente, essas informações ficam especificadas no projeto da construção ou por norma.

Também é importante ter plena atenção à estabilidade do material. As cargas devem sempre ser acrescentadas de forma progressiva, de acordo com o plano de montagem. Dessa maneira, a estrutura terá um funcionamento mais adequado e satisfatório durante todo o procedimento.

4. Realização das ligações

É importante considerar que as ligações, parafusadas ou soldadas, devem sempre seguir as normas vigentes. Se os parafusos forem utilizados, eles devem ser separados e classificados conforme o seu uso no projeto.

Afinal, durante a montagem de estruturas metálicas podem ser usados inúmeros tipos de parafusos, com diâmetros e comprimentos distintos. Caso ocorra uma confusão nessa etapa, as consequências podem ser graves.
É importante ressaltar que o torque deve ser aplicado com muito cuidado durante a ligação parafusada. Se o torque for maior do que o indicado, o parafuso será alongado ou podem acontecer tensões na tração. Todos esses aspectos são capazes de prejudicar o resultado da montagem.

Se a ligação soldada for escolhida, é preciso analisar as especificações das juntas antes do procedimento. Também é importante ter cuidado com a temperatura e variações climáticas, porque esse tipo de material é mais sensível a esses aspectos.

Vale ressaltar que a superfície deve ser preparada para a ligação. Não é permitido que tintas, óleos, graxas e outros tipos de sujeira estejam sobre ela. Esses itens estragam o processo de fixação da peça e podem atrasar a finalização do trabalho.

Montagem de estruturas metálicas é com a Oliveira Alpinismo!

Se você precisa realizar a montagem de estruturas metálicas, conheça a Oliveira Alpinismo. Somos uma empresa de alpinismo industrial, localizada no Rio de Janeiro. Realizamos serviços de manutenção predial e industrial, como restauração de fachada do prédio, limpeza de fachada e pintura de fachadas. Possuímos todas as certificações necessárias para realizar o serviço com segurança e contamos com materiais de alpinismo de alta qualidade. Entre em contato conosco e tire todas as suas dúvidas!

Compartilhe:

Posts Recentes Categorias Tags