Conheça nosso blog
09Out
função dos epis para segurança em altura

Conheça a função dos EPIs no trabalho em altura

Os trabalhos em altura podem ser muito arriscados sem a devida proteção. Durante esse tipo de serviço, erros humanos são comuns e facilitam as chances de acidentes. Por causa disso, a função dos EPIs não se restringe a garantir a qualidade do trabalho. Esses equipamentos se tornaram indispensáveis para proteger o funcionário e evitar problemas de saúde.

Atualmente, é possível encontrar vários tipos de EPIs no mercado, com distintas finalidades. Para que você conheça todas elas e saiba quais são as alternativas disponíveis, continue lendo este artigo da Oliveira Alpinismo. Reunimos a lista dos instrumentos mais importantes para a segurança do trabalho e como eles podem fazer a diferença. Confira!

Saiba mais sobre a função dos EPIs no alpinismo industrial

Cada equipamento de segurança possui uma finalidade e funciona de forma integrada. Ou seja, para que a proteção seja feita de maneira adequada, nenhum deles pode ser negligenciado durante o trabalho. Veja abaixo mais detalhes sobre a função dos EPIs de forma individual.

Capacete

O capacete foi idealizado para proteger trabalhadores contra os ferimentos decorrentes de quedas e outros tipos de impactos. Eles também podem ser úteis contra choques elétricos mais leves. Para potencializar o efeito do equipamento, é importante contar com a jugular, a fita que passa por baixo do queixo do usuário. Por meio dela, o capacete se manterá firme e não irá cair durante a realização do serviço.

É importante ressaltar que a inspeção do capacete deve sempre ser feita. Dessa forma, as chances de falhas serão reduzidas. Durante esse procedimento, devem ser checadas e substituídas fitas, fivelas e o casco. Seguindo esse cuidado, dificilmente ocorrerão grandes problemas por erros humanos durante o trabalho.

Cinto paraquedista

O cinto paraquedista serve para unir o corpo do profissional ao trava quedas ou talabarte. Isso faz com que a pessoa se mantenha conectada à corda em caso de desequilíbrios, o que previne quedas. Por isso, esse tipo de instrumento é imprescindível para serviços em espaço confinado.

Esse item é tão importante para a segurança que realizar serviços em altura sem ele é uma atividade ilegal.

Por conta da grande responsabilidade que esse utensílio possui, ele deve ser inspecionado antes e após a utilização. Entre os elementos que devem ser revisados, estão as costuras de segurança, fitas e fivelas e funções mecânicas do conector. Também é impreterível a checagem da conservação dos fios e do ponto de conexão ventral.

Trava Queda

Esse utensílio também é muito importante para funcionários que realizam serviços na fachada do prédio e afins. Ele funciona de maneira automática e impede a movimentação ou queda do usuário ao sofrer um impacto. Logo, esse equipamento pode ser o responsável por prevenir graves acidentes.

Para que ele funcione de forma adequada, a equipe deve sempre inspecionar o seu estado de conservação. Qualquer evidência de abrasão deve ser reparada, assim como corrosões e deformações. Também é importante verificar rachaduras e o estado dos parafusos, para que eles possam ser trocados a tempo.

Descensor

Esse equipamento é capaz de facilitar processos durante a limpeza de fachadas e outros serviços em altura. Ele possibilita a descida equilibrada em corda. Ou seja, quedas desenfreadas são prevenidas, o que reduz a possibilidade de ferimentos graves nos funcionários.
Antes do uso, é imprescindível que testes sejam feitos. Assim, a equipe terá a garantia do perfeito funcionamento do utensílio.

Também deve ser realizada a inspeção depois da utilização, para que problemas como deformações e rachaduras sejam solucionados. Caso o equipamento entre em contato com produtos químicos, ele deve ser substituído imediatamente.

Ascensor

Esse item é feito para tornar a subida em cordas mais simples. Esse aspecto é fundamental para melhorar a eficiência do trabalho e aumentar a produtividade da equipe. Por isso, é um equipamento muito utilizado em trabalhos em altura, como a pintura de fachadas.

Durante a vistoria, é importante que pinos frouxos, corrosões, rachaduras, deformações e evidências de abrasão sejam verificados. Além disso, é fundamental checar se as marcações do utensílio estão claras e legíveis. Após esse procedimento, as substituições necessárias devem ser realizadas, para que não ocorram falhas durante o uso.

Estribo Um Degrau

Esse instrumento nada mais é do que uma fita revestida em poliéster. Ele funciona como um ponto de apoio para o pé do profissional. Com ele, os procedimentos se tornam menos complicados por conta dos esforços físicos que são evitados.

É importante que a fita seja substituída sempre que aparecerem desgastes no material. Também devem ser evitado contato com produtos químicos, para que o utensílio não sofra deteriorações e acabe prejudicando o trabalhador.

Mosquetão oval

O mosquetão foi fabricado para que a passagem da corda seja realizada. Há diversos modelos no mercado, mas o oval é o mais utilizado por conta da praticidade. Assim como os outros EPIs, ele deve sempre ser inspecionado antes do uso. Elementos como rachaduras, trincas e corrosão devem ser procurados, para que não aconteçam acidentes ao longo da utilização.

Corda Semi Estática

Esse é um dos principais elementos para o serviço em altura. É possível utilizar as cordas em menor comprimento, com talabartes. Ela também pode ser usada em cabos para o trava quedas, em maior comprimento. A corda é importante porque são capazes de restringir a movimentação do colaborador e evitar perigosas quedas. A integridade da corda sempre deve ser analisada. Além disso, esse utensílio deve ter o mínimo de elasticidade para ser bem usado no alpinismo industrial.

Normas de segurança

É importante frisar que a função dos EPIs é garantir segurança às atividades em altura. Porém, sem o devido profissionalismo da equipe, esses utensílios não serão tão úteis. Por isso, é imprescindível que treinamentos sejam feitos para uma melhor utilização dos equipamentos. Além disso, devem ser adquiridos apenas os tipos de EPIs adequados para a atividade em questão.

Em caso de danos, os utensílios devem ser substituídos imediatamente. Para manter a conservação por mais tempo, pode ser feita higienização dos equipamentos e outros procedimentos de manutenção com periodicidade.

Se você gostou de conhecer a função dos EPIs e quer garantir proteção ao alpinismo industrial, conheça a Oliveira Alpinismo. Contamos com equipamentos de alta qualidade e somos certificados por órgãos de segurança. Atuamos no Rio de Janeiro. Entre já em contato e conheça mais sobre os nossos serviços!

Compartilhe:

Posts Recentes Categorias Tags