(function(w,d,s,l,i){w[l]=w[l]||[];w[l].push({'gtm.start': new Date().getTime(),event:'gtm.js'});var f=d.getElementsByTagName(s)[0], j=d.createElement(s),dl=l!='dataLayer'?'&l='+l:'';j.async=true;j.src= 'https://www.googletagmanager.com/gtm.js?id='+i+dl;f.parentNode.insertBefore(j,f); })(window,document,'script','dataLayer','GTM-T5RCHCJ'); Conheça os principais Equipamentos de Alpinismo Industrial

Conheça os principais Equipamentos de Alpinismo Industrial

Um dos pré-requisitos para atuar com Alpinismo Industrial é empregar a utilização correta dos Equipamentos de Proteção Individual (EPIs). Sendo a principal exigência da Norma Regulamentadora da profissão (NR 35), é um know-how importante até mesmo para quem contrata este tipo de serviço se certificar de que a empresa contratada está realizando o trabalho adequadamente. Conheça os principais Equipamentos de Alpinismo Industrial.

Equipamentos de Proteção Individual: o que são os EPIs?

Também conhecidos como EPIs, os Equipamentos de Proteção Individual são estruturas obrigatórias para a realização de determinada atividade laboral em plena Segurança e Integridade Física e Psíquica.

Esses tipos de equipamentos são uma exigência para qualquer função que envolva riscos ao ser humano. Por isso estão sempre presentes em procedimentos fabris e industriais, etapas da construção civil, laboratórios diversos, ambientes ruidosos, assim como qualquer outro lugar suscetível à contaminação.

No caso do Alpinismo Industrial, por ser uma atividade em altura, que expõe indivíduos a situações de risco na maioria dos casos, os Equipamentos de Proteção são primordiais para a realização, até mesmo, das mais simples funções.

Equipamentos Obrigatórios do Alpinismo Industrial

Capacetes de Segurança, Cordas Semi-Estáticas, Cintos Paraquedista e Trava-Quedas são alguns dos principais e mais conhecidos equipamentos utilizados em atividades em altura. Para garantir um trabalho seguro e íntegro ao técnico em acesso por cordas é preciso muito mais. Além da qualificação certa para atuar neste mercado, a lista dos EPIs inclui também outros recursos.

Quer saber quais são os Equipamentos Obrigatórios para realização de Serviços Técnicos em Altura? Então acompanhe os próximos tópicos e fique por dentro de cada exigência da Associação Brasileira de Normas Técnicas para esta categoria.

Capacete de Segurança

Este equipamento é responsável por proteger a cabeça do Alpinista Industrial. Ferimentos por queda de objetos ou impacto em estruturas fixas são algumas das situações que a utilização do Capacete de Segurança pode evitar.

Cinto Paraquedista

O Cinto Paraquedista, também conhecido como Cintos de Corpo Inteiro ou Haste Completa, é responsável pelo posicionamento do Alpinista Industrial em altura com segurança e precisão, além de ser um dos principais atuantes na retenção de quedas.

Cordas Semi-Estáticas

Sendo um dos elementos primordiais de todo procedimento de trabalhos em altura, a resistência dessa estrutura é a responsável por garantir a segurança dos Alpinistas Industriais durante a realização dos trabalhos em altura.

Trava Quedas

Acoplado à linha de vida, este equipamento é utilizado no cinto dos profissionais em altura. Podendo se deslocar em ancoragem flexível ou rígida, é o recurso responsável por travar automaticamente em casos de impacto.

Outros Equipamentos:

Talabarte: recurso de segurança que faz a ligação entre o cinto do Alpinista e um ponto de fixação seguro. É constituído de uma fita (podendo ser feita de cordas, cabos de aço ou outra matéria-prima) e um gancho.

Mosquetão: Indispensável para segurança de atividades em altura, este equipamento é um dos responsáveis pela conexão dos elementos utilizados na atividade No mercado, pode ser encontrado em diversos formatos, tipos e materiais, sendo escolhido conforme finalidade.

Estribo Regulável: auxilia na progressão em sistemas de altura. É composto por uma fita (disponível em materiais diversos) e uma fivela que permite regular o comprimento da fita.

Protetor facial: dependendo do tipo de atividade e do local de trabalho, como facilidade, pode ocorrer a projeção de partículas nocivas no ar. É essencial para o Alpinismo Industrial, pois garante a segurança dos profissionais, mesmo em situações adversas.

Protetor auricular: também chamado de protetor auditivo, este equipamento visa prevenir problemas auditivos que podem ser gerados ao trabalhador, em curto, médio ou longo prazo, por ambientes ruidosos (tais como indústrias, construção civil, entre outros).

Óculos de proteção: também essenciais em ambientes de construção civil e de indústria, são equipamentos exigidos para garantir a segurança da área dos olhos dos trabalhadores. Este pode prevenir o contato dos olhos com partículas nocivas e também da luminosidade excessiva.

Luvas de segurança: São diversos os tipos de luvas para segurança disponíveis no mercado. Visando proteger um dos principais instrumentos de trabalho, as mãos, diferenciam em material, tipo de punho, propriedades, reforços, dentre outras funcionalidades para cada tipo uso.

Além dos equipamentos obrigatórios, são inúmeros os recursos que podem ser utilizados na garantia da segurança dos trabalhadores durante a realização de serviços em altura. Por isso, na hora de contratar solução técnica lembre-se de verificar se a empresa possui certificações e realiza um serviço de acordo com o estabelecido em lei.

Agora que você conheceu os principais Equipamentos de Alpinismo Industrial e já sabe como identificar uma empresa de confiança, conheça uma das mais renomadas em Soluções Técnicas em Altura na região do RIo de Janeiro, conheça a Oliveira Alpinismo. Serviço de Qualidade com Profissionais em quem você pode Confiar.

Artigos recentes

Tudo Sobre as Normas de Segurança para Trabalho em Altura

Uma das maiores preocupações para quem trabalha com Alpinismo Industrial é a questão da segurança. Afinal, os riscos de atuar…

4 anos atrás

Vantagens do Alpinismo Industrial na Limpeza de Fachadas

A limpeza de fachadas é um item essencial para qualquer empreendimento, seja comercial ou residencial. Da mesma forma, realizar este…

4 anos atrás

Empresa de Alpinismo Industrial no Rio de Janeiro

Se você procura soluções técnicas em altura para prédios ou construções, certamente já ouviu falar sobre Alpinismo Industrial. Essa técnica…

4 anos atrás

Funcionamento e importância do torque de parafusos

Esticar e alongar um parafuso? É possível? Saiba o que é torque de parafusos, como funciona e qual real funcionalidade…

5 anos atrás

Manutenção de cabos de aço: informações úteis do serviço

Conheça detalhadamente como funciona a manutenção de cabos de aço em construções e saiba como identificar possíveis problemas. Invista na…

5 anos atrás

Acidente em altura: principais causas e como evitar

Acidente em altura é muito comum em serviços de alpinismo industrial. Conheça suas principais causas e saiba como evitá-lo.

5 anos atrás