Conheça nosso blog
04Jul
imagem de acidente em altura

Acidente em altura: principais causas e como evitar

Infelizmente, um acidente em altura pode acontecer a qualquer momento durante a execução dos serviços de alpinismo industrial. Por conta do alto nível de periculosidade da atividade, é necessário implantar normas de segurança durante o ato. Saiba mais sobre as causas de acidentes mais comuns e como os imprevistos são evitados, a seguir.

O que causa um acidente em altura?

Falta de capacitação dos trabalhadores

É imprescindível que todos os profissionais envolvidos no trabalho em altura sejam devidamente treinados. A capacitação deve ser ministrada conforme o estabelecimento das regras presentes na NR 35. As normas regulamentadoras indicam os requisitos mínimos necessários de proteção para esse tipo de atividade. Logo, qualquer serviço que não segue as recomendações de segurança é passível de erros. Em outras palavras, o trabalhador fica mais propenso a sofrer um acidente em altura.

Negligência do uso de equipamentos de proteção

Ainda falando sobre a NR 35, o documento prevê a utilização obrigatória dos equipamentos de proteção individual. Por exemplo, capacete, cinto de segurança, óculos, talabartes, trava quedas, entre outros. Acessórios e sistemas de ancoragem também são fundamentais.

É válido ressaltar que os EPIs devem ser inspecionados e certificados para cada atividade, além de estarem em bom estado de conservação. Tais instrumentos são decisivos no momento de evitar um possível acidente em altura.

Planejamento inadequado

A fase do planejamento inclui a elaboração de uma Análise Preliminar de Risco. O documento tem como objetivo estabelecer condições impeditivas para o trabalho em altura. Para isso, é necessário um estudo detalhado sobre o local de trabalho, identificando os pontos que oferecem riscos aos profissionais. Apenas com a elaboração de um plano eficaz é possível antecipar os riscos e criar estratégias de impedimento do acidente em altura.

Acidentes mais comuns

  • Quedas acima de 2 metros do nível inferior;
  • imprevistos envolvendo equipamentos de acesso, como escadas, andaimes, torres, telhados e plataformas elevatórias;
  • montagem inadequada ou operação incorreta desses equipamentos.

Como evitar quedas?

O acidente em altura deve ser evitado tanto pelo empregador quanto pelo trabalhador. Ou seja, a responsabilidade recai sobre ambas as partes. Somente uma união entre as duas forças é capaz de gerar um local de trabalho seguro e confiável.

Responsabilidades do empregador

  • Implementar as medidas preventivas preestabelecidas na NR 35;
  • criar uma Análise Preliminar de Risco eficiente;
  • informar aos trabalhadores sobre riscos e medidas de controle;
  • oferecer treinamento constante para aperfeiçoar o conhecimento.

Responsabilidades do trabalhador

  • Cumprir as disposições estabelecidas pela NR 35;
  • zelar pela sua saúde e segurança, além de zelar pela proteção de terceiros;
  • comunicar ao superior hierárquico qualquer risco grave e iminente.

Em resumo, a melhor solução para evitar qualquer acidente em altura é contratar uma empresa de alpinismo industrial. Somente uma organização séria e competente é capaz de oferecer um serviço com segurança e qualidade comprovados. Portanto, conte com quem entende do assunto. Conte com a Oliveira Alpinismo!
Atuamos em todo o Estado do Rio de Janeiro com os serviços de pintura de fachada, limpeza de fachada, resgate em altura, instalação de material publicitário e muito mais! Entre em contato conosco para mais informações.

Compartilhe:

Posts Recentes Categorias Tags