Conheça nosso blog
04Jan
Tipos De Solda Industrial

Tipos de solda industrial e suas aplicações

A aplicação de solda faz parte dos serviços de manutenção industrial. É um processo que consiste na união de materiais, principalmente metais e suas ligas, por meio da fusão e solidificação dos materiais. Sua função principal é prolongar a vida útil de máquinas, equipamentos e estruturas utilizados para garantir a integridade dos prédios. Existem diferentes tipos de solda industrial destinados a uma aplicação adequada. Quer conhecer melhor cada processo de soldagem? Continue lendo este artigo que a Oliveira Alpinismo preparou para você!

Tipos de solda mais utilizados na manutenção industrial

Arco elétrico

Arco elétrico é um dos mais antigos tipos de solda utilizados até hoje em indústrias siderúrgicas, automobilísticas, metalúrgicas e de mineração. Inclusive, é considerado o método mais adequado para locais de trabalho e de domicílios. Os metais mais comuns usados nesse tipo de soldagem são o aço e o aço inoxidável. Porém, é possível soldar ligas de ferro, níquel, alumínio e cobre.

Basicamente, tal processo compreenda a soldagem manual dos materiais por meio do calor de um arco elétrico. A extremidade de um eletrodo metálico revestido e a peça de trabalho são responsáveis por manter a chama acesa. Os processos de soldagem a arco elétrico mais utilizados são: eletrodo revestido, TIG, MIG, arame tubular e plasma.

Eletrodo revestido

O eletrodo revestido é um dos tipos de solda mais utilizados devido à facilidade do processo, permitindo que este seja aplicado em várias condições. Por oferecer uma maior flexibilidade em relação aos outros tipos de soldagem, pode ser realizado em locais de difícil acesso ou baixa mobilidade. Sua aplicação pode ser feita em praticamente todas as posições (plana, horizontal, vertical e sobre a cabeça).

Uma das suas vantagens é a redução de custos, pois não há necessidade de utilizar gases adicionais durante o processo. Isso se deve ao fato de que existe uma ampla variedade de eletrodos no mercado e cada um possui capacidade de produzir seus próprios gases de proteção.

A técnica é utilizada na fabricação e montagem de diversos equipamentos e estruturas em uma grande variedade de materiais. Os metais que podem ser soldados com eletrodo revestido são: aços carbonos, aços inoxidáveis, ferros fundidos, cobre, níquel e alumínio.

MIG

A soldagem de gás metálico inerte, mais conhecida como MIG, é um dos tipos de solda mais aplicados atualmente. É considerado um processo de soldagem semiautomático e muito flexível, que proporciona resultados de qualidade com grande produtividade. Além disso, é rápido, de fácil aplicação e manuseio, apresenta ótimo acabamento e possui baixo custo.

Tal processo é ideal para ser aplicado em meios de alta produção, onde haja repetição de peças. Por isso, é bastante aplicado em fábricas, oficinas de fabricação e manufatura automotiva. Os metais mais comuns usados durante o procedimento são: aço, aço inoxidável e alumínio.

TIG

A soldagem por gás inerte de tungstênio (TIG) é uma das mais eficientes do mercado por produzir soldas de altíssima qualidade. Sua principal vantagem é sua capacidade de soldar qualquer metal conhecido, até mesmo os exóticos, como o titânio. Entretanto, esse tipo de soldagem é mais difícil de operar e requer bastante habilidade dos profissionais responsáveis pela sua execução.

Outro benefício do procedimento é que não há produção de fumaça tóxica. Além disso, apresenta excelente acabamento e menor risco de corrosão. A TIG é ideal para trabalhos que não exigem repetição, e seu processo pode ser feito tanto manualmente quanto automaticamente.

Plasma

O plasma é um dos tipos de solda com maior crescimento nas indústrias devido à sua alta velocidade e precisão no corte de metais. Por isso, sua aplicação vem substituindo outros processos, como o oxicorte (para chapas grossas) e o laser (para chapas finas ou de metais não-ferrosos).

Arame Tubular

A solda por arame tubular possui características especiais referentes ao arame utilizado durante o processo. A soldagem final é de ótima qualidade, há baixo níveis de respingos e seu arco permanece estável. É o procedimento mais rápido em relação aos demais, e bastante eficiente para preenchimento de metais diferentes.

Por conta da otimização do processo, o arame tubular é aplicado em locais que exigem enorme quantidade de soldas. É empregado, principalmente, nos segmentos naval & offshore, durante a construção de navios e embarcações.

Outros tipos

Além da soldagem por arco elétrico, existem outros tipos de solda pouco utilizados devido à baixa produtividade e elevado custo. Entre eles, podemos citar os processos de soldagem por abrasão, ultrassom, laser e sonda magnética.

Ainda há a soldagem por resistência elétrica, processo amplamente utilizado em componentes eletrônicos e metais dúcteis. O efeito usado para fundir as faces das peças a serem soldadas chama-se Joule. Seu funcionamento consiste na perda de energia elétrica na forma de calor devido a uma resistência do material.

Você procura por serviços de solda no Rio de Janeiro? Conte com a Oliveira Alpinismo! Somos uma empresa de alpinismo industrial que oferece serviços de manutenção predial e industrial em todo o estado. Realizamos todos os tipos de trabalhos em altura, como limpeza e pintura de fachadas, resgate em altura, instalação de banners, entre outros. Portanto, não perca tempo! Entre em contato conosco e conheça mais sobre os nossos serviços. Estamos lhe aguardando.

Compartilhe:

Posts Recentes Categorias Tags