Conheça nosso blog
11Jan
linha de vida

O que é linha de vida e quais são seus tipos?

De acordo com pesquisas feitas pelo Ministério do Trabalho, cerca de 40% dos acidentes trabalhistas ocorrem por conta de quedas em altura. Isso se deve ao fato de que muitos trabalhadores negligenciam o uso de equipamentos de proteção, como a linha de vida. Por isso, a implantação de normas de segurança do trabalho deve ser priorizada pela empresa e seus trabalhadores. Inclusive, a utilização de materiais de proteção durante as atividades de alpinismo industrial deve ser exigida pelo empregador.

A linha de vida é um dos dispositivos que fazem parte da rotina dos trabalhadores de acesso por cordas. Existem vários tipos no mercado, e sua função é reduzir as quedas em altura e garantir a integridade física dos trabalhadores. Se você deseja saber o que é linha de vida e seus diferentes tipos, continue lendo este artigo! A Oliveira Alpinismo preparou um conteúdo completo que irá sanar todas as suas dúvidas. Confira, a seguir.

O que é linha de vida?

A linha de vida é um equipamento constituído de cordas, fitas ou cabos de aço que são ligados ao cinto de segurança e a dois pontos de ancoragem. Essa conexão é feita por trava quedas ou talabarte. Sua principal função é impedir que o usuário atinja o solo em caso de quedas. Ela permite que o trabalhador se movimente por toda a estrutura com autonomia e segurança.

As linhas de vida são instaladas nas formas horizontal ou vertical e conseguem aguentar uma carga de, no mínimo, 2.200kg. São utilizadas no trabalho em altura em qualquer tipo de edificações, estruturas e obras da construção civil. O equipamento possui característica de proteção coletiva, pois pode suportar vários profissionais ancorados nela ao mesmo tempo.

Quais são os tipos de linhas de vida?

Linha de vida fixa

A linha de vida fixa é instalada e permanece na estrutura durante todo o período de construção da obra. Possui a característica de permitir boas movimentações dos trabalhadores. Portanto, é mais utilizada em fachadas com cadeiras suspensas e em beirais de fachadas.

O mercado oferece dois tipos de linha de vida fixa:

Linha de vida horizontal fixa: modelo formado por um cabo de aço ou trilho metálico, de fácil instalação e utilização. Os pontos de ancoragem são fixados nas extremidades de locais como telhados, silos e galpões de armazenamento. Seu comprimento ilimitado permite melhor movimentação do trabalhador em retas e curvas;
linha de vida vertical fixa: este modelo é formado, basicamente, pelos mesmos componentes da linha de vida horizontal fixa. Todavia, seu uso é indicado para serviços em altura que utilizam escadas, sejam elas metálicas fixas ou do tipo marinheiro.

Linha de vida móvel

A linha de vida móvel pode ser montada e desmontada rapidamente a partir de pontos de ancoragem previamente instalados. Por ser um sistema temporário que varia de acordo com a necessidade da obra, o modelo é chamado de “móvel”. Geralmente, ele é fixado em telhados, rampas e beirais com cordas.

Os principais tipos de linha de vida móveis são:

Linha de vida horizontal temporária: este modelo é um sistema de linha de ancoragem portátil utilizada na posição horizontal. O equipamento é leve, de fácil transporte e suporta até dois usuários simultaneamente na linha;
– LVM: a linha de vida móvel horizontal é uma solução rápida e prática de fácil instalação. O equipamento é composto por peças metálicas, tubos de aço e cantoneiras, além de possuir até sete metros de altura. Pode ser utilizado em manutenções de máquinas e tubulações;
linha de vida vertical com corda: é formada por um gancho de ancoragem com corda e trava quedas. Com o auxílio de um bastão telescópio em conjunto com o gancho, a linha vertical pode ser removida de um ponto de ancoragem para outro sem dificuldade. Geralmente, o ponto de fixação fica acima do trabalhador.

A importância de usar a linha de vida

O uso da linha de vida é essencial para evitar acidentes trabalhistas, lesões graves e trabalhadores insatisfeitos. Além disso, uma empresa de alpinismo industrial que preza pela saúde dos seus colaboradores aliada a um serviço de qualidade se destaca perante seus clientes. A importância de implantar medidas de segurança deve ser priorizada pelos empregadores e seus empregados.

A Oliveira Alpinismo age com seriedade nesse quesito. Nossos profissionais são treinados e altamente qualificados de acordo com as exigências da NR-35. Fornecemos equipamentos de proteção com qualidade comprovada para entregar o melhor serviço em altura para nossos clientes. Para mais informações sobre os nossos serviços, visite nosso blog ou entre em contato conosco.

Compartilhe:

Posts Recentes Categorias Tags