Conheça nosso blog
04Jul
Homens uniformizados realizando a limpeza de fachada predial

Limpeza de fachada predial: conheça os pontos de atenção

A limpeza de fachada predial é um serviço extremamente importante para garantir a conservação dos prédios comerciais e residenciais. Por conta da sua complexidade, deve ser realizado apenas por empresas de alpinismo industrial que tenham experiência em técnicas específicas. A organização deve considerar uma série de fatores antes de iniciar o procedimento. Saiba quais são eles neste artigo da Oliveira Alpinismo!

O que deve ser considerado na limpeza de fachada predial?

Tipo de revestimento

A limpeza de fachada predial pode ser feita sobre diversos tipos de revestimentos externos. Os mais comuns são:

  • pastilha;
  • vidro;
  • cerâmica;
  • concreto;
  • textura;
  • placas de aço.

Portanto, antes de iniciar o serviço de limpeza é preciso observar qual é o tipo de revestimento da construção. A partir dele é possível definir os materiais que serão utilizados, a técnica mais adequada e os produtos apropriados.

Grau de sujeira

O grau de sujidade da fachada impacta diretamente no orçamento do serviço e no seu resultado final. Obviamente, quanto mais suja a fachada estiver, mais horas de trabalho serão demandadas e mais produtos serão usados. Portanto, esse é um grande fator que influencia na complexidade da limpeza de fachada predial.

Altura do prédio

Um dos detalhes observados pela empresa de limpeza de fachada predial é a altura da construção. Edifícios com até 9 metros de altura permitem que o trabalho seja realizado pelo profissional no solo. Para isso, são utilizados cabos extensores com rodos e escovas fixados na ponta.

Agora, para prédios com mais de 9 metros de altura, é exigido o uso de andaimes e equipamentos de rapel. É nessa situação que entra o alpinismo industrial! A instituição deve cumprir as normas de segurança para trabalhos em altura de acordo com a NR 35.

Acessibilidade

Hoje em dia, alguns prédios já possuem pontos de fixação para balancins (método mais antigo). Enquanto isso, outros oferecem pontos de apoio para a prática de alpinismo industrial. Por fim, muitos edifícios não possuem sequer um planejamento para facilitar a manutenção da construção. A empresa deve prever soluções para possibilitar o acesso dos profissionais ao local de trabalho.

Isolamento da área

O trânsito dos pedestres e veículos abaixo do local pode gerar situações perigosas. Por exemplo, objetos, materiais químicos e água podem cair sobre os passantes. Por isso, a delimitação da área onde será feito o serviço deve ser prevista e executada com cautela. A passagem deve ser bloqueada para evitar maiores transtornos durante a limpeza de fachada predial.

Produtos e técnicas

Fachadas compostas por vidros e placas de alumínio devem ser higienizadas somente com produtos não alcalinos, como detergente neutro. Além disso, as fachadas de vidro podem necessitar de um acabamento mais completo com rodo de secagem. Por outro lado, pastilhas e cerâmicas exigem produtos com alta concentração alcalina durante a limpeza de fachada predial.

Buscando uma empresa de alpinismo industrial no RJ?

A Oliveira Alpinismo é a empresa de alpinismo industrial que você estava procurando! Atuamos em todo o Estado do Rio de Janeiro com soluções técnicas para serviços em altura. Somos reconhecidos no mercado pela qualidade de atividades baseadas em técnicas verticais e comprometimento com o resultado final!

Realizamos serviços de limpeza e pintura de fachadas, manutenção predial, resgate em altura e muito mais! Entre em contato conosco e peça seu orçamento.

Compartilhe:

Posts Recentes Categorias Tags